sábado, 26 de novembro de 2022

2017 - ANO QUARENTA E CINCO



RETRATO CLANDESTINO

Este foi o nome do espectáculo escrito e protagonizado por HELDER GUIMARÃES que, em 9 de Fevereiro,  estreou em Lisboa (Teatro do Bairro). A temporada na capital decorreu até 19 de Fevereiro e, em seguida, o espectáculo veio para o Teatro do Bolhão, no Porto.

Para divulgação deste espectáculo o HELDER esteve presente, em 31 de Janeiro, nas programa Manhãs da Radio Comercial e a respectiva intervenção pode ser vista aqui. E como os apresentadores do programa ficaram "de olhos em bico" quiseram ver, novamente, um Campeão Mundial de Magia em acção. Por isso HELDER voltou ao programa em 15 de Fevereiro e esta sua segunda intervenção pode ser vista aqui.

Esta presença de HELDER GUIMARÃES em Portugal com o espectáculo Retrato Clandestino também mereceu uma entrevista no DN (ver aqui) e outra na RTP (ver aqui).



O FALECIMENTO DE JODIVIL

Em 26 de Abril faleceu, em Lisboa, José Dias Vilhena, que, artisticamente, era conhecido como JODIVIL. Tive o prazer de desfrutar da sua companhia nos inúmeros congressos e festivais mágicos em que participamos, onde se criou uma amizade que se manteve apesar da distância geográfica. Pouco antes do seu falecimento tive oportunidade de adquirir o valioso acervo mágico que ele reunira durante a sua vida. Decorridos cinco anos sobre a sua morte, escrevi um texto que pode ser lido aqui.



CONGRESO MÁGICO NACIONAL - MANRESA 2017

Estive presente neste congresso espanhol onde sobressaíram as conferências de DANI DAORTIZ, JOHN CARNEY e GABI PARERAS. Também relembro as actuações de LUÍS OLMEDO, MIGUEL AJO e JOHN CARNEY (em Close-up) e SERGI BUKA (em palco). E também recordo a bonita exposição de aparatos mágicos patente no Casino de Manresa. 



No regresso de Manresa, tive a oportunidade de estar algum tempo em Barcelona e aproveitei para visitar o meu amigo JOAN FONT.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo RETRATO CLANDESTINO de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : O falecimento de JODIVIL.

domingo, 20 de novembro de 2022

2016 - ANO QUARENTA E QUATRO (Parte 2)



CONGRESSO NACIONAL DE ESPANHA

Em Junho desloquei-me a Granada para assistir a este congresso, para o qual o HELDER tinha sido convidado, não só para apresentar uma conferência, mas também para realizar uma gala unipessoal, à qual deu o nome HELDER GUIMARÃES "SOLO".


Além do HELDER destacaria a presença do mago brasileiro RICARDO HARADA com uma excelente actuação inspirada no pintor surrealista René Magritte e uma não menos interessante conferência, em que o clássico efeito "Cone e bola" foi muito bem escalpelizado.



HELDER GUIMARÃES NO DN... E NÃO SÓ!

Em 20 de Janeiro foi publicada no Diário de Notícias uma entrevista com o HELDER, a qual pode ser lida aqui. Na noite anterior havia sido entrevistado pelo Rui Unas no Programa "5 PARA A MEIA-NOITE", que pode ser visto aqui.


UMA ABORDAGEM INSÓLITA

Em 5 de maio recebi (via Facebook) uma mensagem de um jovem mágico com o seguinte conteúdo:


Naturalmente que respondi que deveria contactar directamente o HELDER (Nota: o pai só mete cunha ao filho para obter bilhetes grátis para uso pessoal...), mas fiquei a matutar nesta abordagem. E a lembrar-me que, no meu tempo, ninguém tinha lata para abordar, por exemplo, um SAIUR ou um JOFERK com este tipo de proposta...

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : A experiência BORROWED TIME de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal + : Ver o espectáculo VERSO em duas línguas.
Nota de sinal + : O espectáculo "AN EVENING WITH RICKY JAY"
Nota de sinal + : Os espectáculos de MAC KING e PENN & TELLER
Nota de sinal - : A lata de alguma malta nova.


sábado, 19 de novembro de 2022

2016 - ANO QUARENTA E QUATRO (Parte 1)



BORROWED TIME EM LOS ANGELES...

Em Março deste ano viajei para os Estados Unidos para poder assistir ao um novo espectáculo do HELDER GUIMARÃES. Mas não se tratava de mais um espectáculo nos moldes convencionais... Tratava-se de BORROWED TIME, uma experiência mágica que incluía só saber o endereço do local do evento com um par de horas de antecedência e em que a chegada a tal endereço reservava a surpresa de encontrarmos uma típica "loja de conveniência", fazendo duvidar se tal seria efectivamente o local do espectáculo.

A entrada por uma "porta secreta", seguida da tentativa de descoberta de respostas para as perguntas que nos eram colocadas durante o tempo de espera numa "sala-museu de objectos insólitos" criava o ambiente de arranque para um espectáculo inolvidável para as 25 pessoas que se sentavam à volta de uma mesa circular onde, durante mais de uma hora, o HELDER nos deliciava com "verdadeiros milagres" criados pela sua enorme habilidade de mãos conjugada com a sua, também enorme, capacidade de nos contar histórias cativantes.



... E OUTROS ESPECTÁCULOS MÁGICOS EM LAS VEGAS

Aproveitando a estadia em Los Angeles, dei um saltinho a Las Vegas, onde aproveitei para ver os espectáculos mágicos de DAVID COPPERFIELD, PENN & TELLER e MAC KING. E claro que também assisti ao não mesmo mágico espectáculo do CIRQUE DE SOLEIL. Foi uma estado curta e muito bem aproveitada. A parte menos agradável desta estadia foi o facto da "bolinha mágica" da roleta insistir em parar em números diferentes do que eu escolhia... Achei por bem não insistir!



VERSO NO PORTO E EM NOVA IORQUE

Em Janeiro já eu tinha podido assistir a um espectáculo do HELDER no Porto. E mesmo, antes do HELDER chegar ao Porto eu já tinha conseguido tirar uma fotografia da família reunida numa das ruas da baixa portuense. É a chamada magia do outdoor... E claro que também fui assistir a uma das sessões realizadas em Lisboa (Teatro da Trindade).

No final de Novembro viajei para Nova Iorque para assistir à "versão americana" do mesmo espectáculo, aproveitando, também, para passar o dia do meu aniversário com o meu filho. E ele surpreendeu-me com uma prenda inesperada: bilhetes para assistir ao espectáculo AN EVENING WITH RICKY JAY. 

Amanhã haverá novo post com mais memórias de 2016.

sábado, 12 de novembro de 2022

2015 - ANO QUARENTA E TRÊS



THE FISM BOOK...

2015 foi ano de FISM, a qual se realizou em Itália (Rimini). Não estive presente, mas, ao saber que a organização promovera a edição de um livro com a história da FISM, envidei todos os meus esforços no sentido de o adquirir.

Obviamente que, ao receber o livro, a minha primeira leitura levou-me para a FISM 2006 (Estocolmo), na qual o HELDER GUIMARÃES se sagrara CAMPEÃO MUNDIAL DE MAGIA na disciplina CARD MAGIC, na expectativa de ver como o meu filho aí estava referido. Foi, portanto, com algum desagrado que vi a página seguinte, pois, estando o texto aí apresentado correcto, foi sonegada a presença da fotografia do HELDER.


Ao contrário das outras modalidades de concurso em que a imagem publicada corresponde ao primeiro classificado da respectiva disciplina, incompreensivelmente, junto do nome HELDER GUIMARÃES vem publicada a fotografia de MICKAEL ROSS ET BETHY, que haviam ganho (ex aequo com CESARAL MAGIC) o prémio Inventions Stage. Ora este lamentável engano (terá mesmo sido?...) é totalmente incompreensível, pois a fotografia publicada tem impresso o nome da dupla artística supracitada. Como diria o saudoso Fernando Pessa: "E esta, hein?!".


Este mesmo livro permitiu-me confirmar que MARTINS OLIVEIRA tinha sido convidado para realizar uma conferência na FISM realizada em Barcelona em 1950.


...E OUTRAS PUBLICAÇÕES

Em 2015 HELDER GUIMARÃES publicou mais alguns livrinhos destinados a apoiar algumas conferências que proferiu. Seguidamente publico as imagens das respectivas capas.



NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : A monografia CRESCENDO de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : O erro crasso em "FISM - THE BOOK".

sábado, 5 de novembro de 2022

2014 - ANO QUARENTA E DOIS



UMA BUSCA MÁGICA POR UMA COINCIDÊNCIA

Este foi o título escolhido por HELDER GUIMARÃES para a sua intervenção como TED Speaker no evento TED 2014. Nunca é demais referir que HELDER foi o segundo português a ser convidado para participar na principal conferência TED. O primeiro tinha sido o neurocientista António Damásio, como bem refere a notícia da revista Sábado que, seguidamente, reproduzo.

A intervenção do HELDER GUIMARÃES na conferência TED 2014 pode ser vista aqui.


"E AQUELES QUE POR OBRAS VALEROSAS SE VÃO DA LEI DA MORTE LIBERTANDO..."

Este foi o título do artigo que, a pedido de RUI FERNANDES, escrevi para a revista da Associação Portuguesa de Ilusionismo (Magicamente) que homenageava o Dr. JORGE TEIXEIRA, o qual falecera recentemente. Segundo informação do RUI FERNANDES esse artigo foi publicado na edição de JUNHO de tal revista. Obviamente que acredito na informação do RUI FERNANDES, mas não seria lógico que, tendo eu colaborado na revista, a API tivesse tido a gentileza de me oferecer um exemplar? Entretanto quem estiver interessado poderá ler tal artigo aqui.


E, DE NOVO, O HELDER EM JAPONÊS

Em 2013 foi publicada a versão japonesa do livro REFLECTIONS de HELDER GUIMARÃES e, naturalmente, o título foi... aquele que se pode ler na imagem seguinte!


E claro que, mais uma vez, fui participante do ENCUENTRO MÁGICO DE LA BARRANCA.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : A participação de HELDER GUIMARÃES na TED.
Nota de sinal - : O falecimento de JORGE TEIXEIRA.