RETRATO CLANDESTINO
Este foi o nome do espectáculo escrito e protagonizado por HELDER GUIMARÃES que, em 9 de Fevereiro, estreou em Lisboa (Teatro do Bairro). A temporada na capital decorreu até 19 de Fevereiro e, em seguida, o espectáculo veio para o Teatro do Bolhão, no Porto.
Para divulgação deste espectáculo o HELDER esteve presente, em 31 de Janeiro, nas programa Manhãs da Radio Comercial e a respectiva intervenção pode ser vista aqui. E como os apresentadores do programa ficaram "de olhos em bico" quiseram ver, novamente, um Campeão Mundial de Magia em acção. Por isso HELDER voltou ao programa em 15 de Fevereiro e esta sua segunda intervenção pode ser vista aqui.
Esta presença de HELDER GUIMARÃES em Portugal com o espectáculo Retrato Clandestino também mereceu uma entrevista no DN (ver aqui) e outra na RTP (ver aqui).
O FALECIMENTO DE JODIVIL
Em 26 de Abril faleceu, em Lisboa, José Dias Vilhena, que, artisticamente, era conhecido como JODIVIL. Tive o prazer de desfrutar da sua companhia nos inúmeros congressos e festivais mágicos em que participamos, onde se criou uma amizade que se manteve apesar da distância geográfica. Pouco antes do seu falecimento tive oportunidade de adquirir o valioso acervo mágico que ele reunira durante a sua vida. Decorridos cinco anos sobre a sua morte, escrevi um texto que pode ser lido aqui.
CONGRESO MÁGICO NACIONAL - MANRESA 2017
Estive presente neste congresso espanhol onde sobressaíram as conferências de DANI DAORTIZ, JOHN CARNEY e GABI PARERAS. Também relembro as actuações de LUÍS OLMEDO, MIGUEL AJO e JOHN CARNEY (em Close-up) e SERGI BUKA (em palco). E também recordo a bonita exposição de aparatos mágicos patente no Casino de Manresa.
No regresso de Manresa, tive a oportunidade de estar algum tempo em Barcelona e aproveitei para visitar o meu amigo JOAN FONT.
NOTAS DE RODAPÉ