JORNADAS MÁGICAS CIDADE DE LISBOA
Este foi o evento mágico que marcou o ano de 1980 em Portugal. Como o próprio nome indica realizou-se em Lisboa, mas teve uma participação artística alargada, juntando intervenientes do norte e do sul do país, como se pode ver pela lista dos artistas convidados. Foi uma excelente jornada de propaganda do Ilusionismo junto do público alfacinha, na qual também participei actuando numa das galas.
Também participou no elenco o meu amigo (e mestre) JOFERK. Tendo, há algum tempo, começado a trabalhar com a ajuda da sua esposa Cristina, ainda não se tinha decidido por um nome artístico para a dupla. Por isso, no programa deste evento, constava JOFERK AND KATIE, que, tanto quanto me lembro, foi um nome pouco duradouro.
Também registo, neste evento, a participação especial de JUAN TAMARIZ, que proporcionou mais uma imperdível conferência. Já agora, aproveito para referir que foi também este ano que, por gentileza do JODIVIL, tomei contacto com a publicação "Método Simbólico" da autoria de JUAN TAMARIZ. É uma daquelas "ideias loucas" do mestre espanhol que, a meu ver, não teve a divulgação e adesão que merecia. Em breves palavras pode descrever-se sucintamente a mesma como sendo "uma estenografia para descrever truques com cartas". E que jeito dava adoptar tal método para tomar apontamentos numa conferência de cartomagia.
MICHAEL'S AT MONTECHORO
Antes deste evento eu tinha cumprido o meu primeiro contrato com o MICHAEL'S AT MONTECHORO. Esta casa era um restaurante existente nos arredores de Albufeira, que primava, na época, por apresentar espectáculos que rivalizavam, em qualidade e glamour, com os espectáculos dos Casinos do Algarve. Virado, maioritariamente, para os turistas estrangeiros atraídos pelo clima algarvio, não descurava os clientes portugueses (que, de certa maneira, lhe garantiam poder estar aberto o ano inteiro), apresentando a sua publicidade em inglês e português.
NADA NA MANGA... E MAGIGRAM
Como referi num post anterior havia efectuado em 16 de Novembro de 1979 a minha primeira gravação televisiva. O episódio do programa NADA NA MANGA em que actuei foi emitido em 17 de Fevereiro deste ano, ou seja, decorreram três meses entre a gravação e a emissão. Infelizmente, demorou um pouco mais o pagamento do cachet, pois só viria a recebê-lo cinco meses após a emissão do programa (Julho). Anos mais tarde, ao verificar os tempos que, normalmente, mediavam entre a prestação de um serviço a uma entidade estatal e o recebimento dos respectivos honorários, viria a reavaliar tal demora como perfeitamente aceitável...
Foi também, em 1980, que foi publicada a minha primeira colaboração numa revista mágica estrangeira. Tratou-se do meu efeito "Jumping Joker Surprise", o qual mereceu ser incluído na rubrica GANSON'S "TEACH-IN" da responsabilidade do reconhecido LEWIS GANSON. E mais do que o facto da minha colaboração ter merecido a publicação em tal rubrica, o que me deixou mais "babado" foram as palavras elogiosas de GANSON a propósito da mesma.
NOTAS DE RODAPÉ
Sem comentários:
Enviar um comentário