domingo, 7 de agosto de 2022

2001 - ANO VINTE E NOVE (Parte 2)



UMA LUFADA DE AR FRESCO

2001 fica marcado no meio mágico português pela formação de um grupo: OS 4 DE PAU. Quatro jovens mágicos já bem conhecidos no meio (RUI MORGADO, HELDER GUIMARÃES, RICARDO PEREIRA e MICHAEL NETO), apesar do seu distanciamento geográfico (dois viviam no Porto e os outros dois na zona da Grande Lisboa), decidem juntar esforços num trabalho de desenvolvimento comum. 


E dessa união de esforços nasce uma rotina de cartomagia (com alguma comicidade à mistura) que lhes permite obter o 1º Prémio de Magia Cómica e o Grande Prémio do Concurso Inter-Sócios da API integrado nas comemorações das Bodas de Prata de tal agremiação (Junho de 2001).


A mesma rotina foi apresentada pelo grupo no XXIV Congresso Mágico Nacional (de Espanha), realizado em Granada entre 13 e 16 de Setembro, e, com ela, obtiveram o 2º Prémio na modalidade de Cartomagia. Percebem agora a razão porque, no anterior post, eu referi que o HELDER, além de obter o 3º Prémio de Cartomagia também tivera direito a 25% do 2º Prémio da mesma modalidade.

Entre 26 e 30 de Setembro realizou-se V CONGRESSO PORTUGUÊS DE ILUSIONISMO (MAGICVALONGO 2001) e OS 4 DE PAU concorreram na disciplina de Cartomagia e juntaram ao seu pecúlio mais um 1º Prémio. Claro que todos estes prémios obtidos pelo grupo, me deixaram com uma pontinha de orgulho pois eu tinha funcionado como consultor na elaboração da multi-premiada rotina cartomágica.

Mas o grupo não quis limitar a sua intervenção, no meio mágico português, a uma mera presença performativa e decidiu publicar uma folha informativa e opinativa. É assim que nasce o Boletim d'OS 4 DE PAU, cujo primeiro número viu a luz em Outubro de 2001. Neste número, numa linguagem irreverente e desassombrada (inerente à juventude dos elementos do grupo), foi feita uma crítica a várias incidências ocorridas durante o V CONGRESSO PORTUGUÊS DE ILUSIONISMO (MAGICVALONGO 2001). Tal artigo opinativo iria revelar-se o rastilho de uma polémica que iria estalar em 2002 e onde eu viria a ser envolvido de uma forma totalmente descabida.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O 3º lugar do HELDER no Congreso Mágico de Granada.
Nota de sinal + : A temporada de actuações no Pinguim Café.
Nota de sinal + : O aparecimento do grupo OS 4 DE PAU.
Nota de sinal - : Ter como convidado de honra no Congresso Português de Ilusionismo alguém que nunca fez nada pela Arte Mágica.

Sem comentários: