sábado, 31 de dezembro de 2022

2022 - ANO CINQUENTA

 


SOIRÉE MAGIQUE

Em 28 de Maio assisti a este espectáculo que veio de França para integrar o IMAGINARIUS (evento que, todos os anos, se realiza em Santa Maria da Feira). Atraído pelo slogan "magia nouvelle" fiquei um bocado desiludido com este espectáculo realizado no palco do Cineteatro António Lamoso. 

Uma sequência de cartomagia que resultou "invisível" pela ausência da indispensável projecção em écrã gigante e um Flying feito na quase completa escuridão muito contribuíram para a minha desilusão, a qual só não foi total devido ao segmento do espectáculo consagrado às Sombras Chinesas que reputo de excelente!


UMA DOAÇÃO

Em Maio enriqueci a minha biblioteca com mais alguns livros, fruto da doação do meu amigo Roseira Coelho, que, sendo um nome quase desconhecido da comunidade mágica nacional, esteve ligado ao Clube Ilusionista Fenianos nos respectivos primórdios.



HOMENAGEM A ASCANIO

Realizou-se, em Madrid, uma merecida homenagem a Ascanio por ocasião dos 25 anos do seu falecimento, que incluía uma bem organizada exposição. Desloquei-me a Madrid para participar em alguns dos eventos de tal homenagem. Uma breve reportagem de tal evento pode ser lida aqui.

No video acima apresentado poderá ver-se um resumo de tal homenagem.



O GRANDE ILUSIONISTA

Já começa a ser habitual o uso (melhor dizendo... o abuso) da referência ao Ilusionismo no mundo da política. Curiosamente tais referências têm sempre um certo sabor pejorativo, usando, normalmente "ilusionista" como sinónimo de "aldrabão". Desta vez foi a Iniciativa Liberal que não fugiu à regra  com um cartaz no qual não podemos de deixar de encontrar uma certa beleza estética.



TEN

Assisti a este evento (realizado online em 29 e 30 de Outubro), o qual anunciava "DEZ dos maiores nomes da magia" (sic) e que integrou a participação de HELDER GUIMARÃES. Todas as participações fizeram jus à publicidade do evento.



REGRESSO AO MARAVILHOSO

Regresso a Los Angeles e regresso ao "maravilhoso": foi assim que, para mim, este ano terminou em termos mágicos. "BACK TO WONDER" foi um experiência mágica imersiva partilhada com mais 14 pessoas e proporcionada pela criatividade e competência de HELDER GUIMARÃES. Foi muito bom poder voltar a maravilhar-me ao vivo com mais uma performance inolvidável do meu filho. 


FIM

Com este post concluo os objectivos traçados com a criação deste blogue. A partir de agora deixará de haver posts semanais. No entanto, é possível que algumas memórias interessantes tenham permanecido no baú do esquecimento. Se, por qualquer motivo, tais memórias saírem desse baú, virei aqui registá-las, enquadradas, sempre que possível, no respectivo tempo e espaço.

De igual forma, quando se justificar, partilharei aqui novas memórias criadas das quais pretenda deixar registo perene.


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo BACK TO WONDER.
Nota de sinal + : A homenagem a ASCANIO.
Nota de sinal - : O uso de "ilusionista" com conotação negativa.

sábado, 24 de dezembro de 2022

2021 - ANO QUARENTA E NOVE




THE FUTURE

Este novo espectáculo virtual (via ZOOM) de HELDER GUIMARÃES estreou em finais de 2020, mas apenas em 2021 tive oportunidade de a ele assistir. Foi mais um sucesso que ajudou a mostrar (como se tal fosse necessário...) que o êxito do THE PRESENT não fora fruto do acaso.




UM "ÓSCAR DA INTERNET" (WEBBY AWARD)...

A criatividade demonstrada pelo espectáculo THE PRESENT e a sua qualidade e êxito levaram naturalmente a um reconhecimento público. Isso ficou patente com a atribuição de um WEBBY AWARD. A notícia de tal cometimento pode ser lida aqui ou vista a partir do momento 1:16:16 do "Jornal da Uma" (TVI) de 31 de Maio de 2021 (ver aqui).




... E O ALLAN SLAIGHT AWARD

Também a comunidade mágica (aquela que não é manipulada por lobbies...) não ficou alheia ao sucesso do THE PRESENT. Daqui resultou mais um prémio para o HELDER GUIMARÃES: O ALLAN SLAIGHT AWARD na categoria SHARING WONDER.

A notícia da atribuição de tal galardão ao HELDER pode ser lida aqui.

Em 29 de Setembro o Público publicou um PODCAST com o HELDER GUIMARÃES, o qual pode ser ouvido aqui.


A IMPREPARAÇÃO DE UMA JORNALISTA

A propósito da entrevista a LUÍS DE MATOS publicada na revista Notícias Magazine em 27 de junho dirigi à jornalista que realizou tal entrevista (Alexandra Tavares-Teles) uma carta aberta, a qual pode ser lida aqui.



FRED KAPS MASTER MAGICIAN

Foi finalmente publicada a versão em inglês do livro que relata a vida e obra de FRED KAPS. Naturalmente que me apressei a adquiri-lo, para o juntar às Lecture Notes que ele me autografara em 1973.


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo (via Zoom) THE FUTURE.
Nota de sinal + : Os galardões (WEBBY AWARD e ALLAN SLAIGHT AWARD) de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : A impreparação com que alguns jornalistas abordam o tema "Ilusionismo".


sábado, 17 de dezembro de 2022

2020 - ANO QUARENTA E OITO




FALECIMENTO DE FERNANDO COIMBRA "JOFERK"

Para mim este ano ficou marcado negativamente por este infausto acontecimento: o falecimento daquele que havia sido o meu MESTRE, quando eu dava os primeiros passos na prática do Ilusionismo. Seguidamente reproduzo o post que coloquei no Facebook no dia do seu falecimento (19 de Março).

FALECEU FERNANDO COIMBRA “JOFERK”

A notícia apareceu-me de chofre num post partilhado no Facebook: faleceu José Fernando Coimbra... Nunca ninguém está preparado para a partida de um amigo com quem se partilhou tantos e tantos momentos mágicos!
Na minha opinião, o Coimbra foi o ilusionista nortenho de mais relevo da sua geração. O seu “savoir-faire” e o seu talento inato para a magia mereceram, sempre, uma quase unanimidade elogiosa por parte dos seus confrades mágicos de norte a sul do país. E a sua vontade de ajudar os “aspirantes a mágicos” que apareciam foi, sempre, inexcedível. Por vezes prejudicava-se a si próprio para ajudar os outros. Grande HOMEM... Mais ainda do que grande MÁGICO!
E o Coimbra nunca reivindicava para si próprio os louros das iniciativas que liderava ou das ideias que lançava para outros brilharem. O Coimbra pode mesmo ser considerado primeiro responsável por haver, em toda a história da FISM, um Campeão Mundial de Magia de nacionalidade portuguesa. De facto, se o Coimbra não me tivesse incutido o gosto pela magia de proximidade, nomeadamente pelos truques com cartas, eu nunca teria podido transmitir tal gosto ao meu filho. Seguidamente transcrevo alguns excertos do meu livrinho “25 ANOS MAGICANDO...”, nos quais é possível ter uma noção da importância que sempre atribuí ao MESTRE JOFERK.
[...]
Creio que não falhei a presença num único desses espectáculos [Pica-Pau], [...]. Foi, nesse programa, que adoptei o meu primeiro ídolo no âmbito do Ilusionismo. Adivinham de quem se tratava? Se responderam JOFERK, acertaram.
[...]
Esse espectáculo que, inicialmente, estava previsto ser integrado, apenas, por artistas amadores principiantes, acabou por registar a presença de vários artistas consagrados, entre os quais aquele ilusionista que era o meu ídolo: JOFERK. Imaginem os sentimentos contraditórios que então me assaltaram: por um lado o júbilo de ir conhecer, pessoalmente, aquele mágico que considerava como modelo de referência e por outro lado o receio de ver a minha actuação menos apreciada ao estar sujeita a comparação com tão excelente ilusionista. 
[...]
Como era habitual no final de tal tipo de espectáculo houve um convívio entre os artistas intervenientes e foi aí que me apaixonei pelo... close-up. Foi decididamente um caso de amor à primeira vista fruto de uma impecável exibição informal de JOFERK, de que ainda recordo o “Chop Cup” e a “Carta Polaroid”. O que aí presenciei em cartomagia nada tinha a ver com os enfadonhos truques de cartas que, até essa altura, se haviam cruzado comigo nas minhas leituras mágicas. Também o JOFERK me convidou a aparecer no CIF, depois de passar o Verão.
[...]
A partir do último trimestre de 1972, sempre que os estudos permitiam, aparecia nos Fenianos e na respectiva filial de Mouzinho da Silveira: A Fogueira das Meias. Atravessei uma fase de descoberta do Ilusionismo e aprendizagem constante em que o contributo do Coimbra foi, como sempre reconheci, fundamental. 
[...]
A partir de hoje, com a partida do Coimbra, a Magia portuguesa fica, irremediavelmente, mais pobre. 
PAZ À SUA ALMA.


Como se pode perceber, o meu percurso mágico seria totalmente diferente caso não tivesse tido a felicidade de me cruzar com o Coimbra no dia 20 de Maio de 1972. Disso mesmo dei conta neste post do blogue NOV@M@GI@.

Por tudo o que fez pela Magia em Portugal JOFERK merecia estar perpetuado nas páginas da Wikipédia. Foi precisamente isso que tentei fazer quando se completou um ano sobre a sua morte. Infelizmente a Wikipédia não me permitiu fazê-lo conforme relato aqui. Por tal motivo explanei neste post o conteúdo com o qual pretendia dar início à pagina JOFERK na Wikipédia.

Em 1997 JOFERK teve (com todo o merecimento) direito à publicação de um dossier na revista "O Mágico". Participei nesse dossier com o texto que pode ser lido aqui.



THE PRESENT

Tendo terminado a temporada de INVISIBLE TANGO em Los Angeles (GEFFEN PLAYHOUSE), HELDER GUIMARÃES preparava-se para estudar a hipótese de outras cidades americanas para apresentar tal espectáculo quando foi surpreendido pela pandemia COVID-19. Mas HELDER foi capaz de reagir em tempo útil e criou o espectáculo virtual THE PRESENT, transmitido via Zoom.

E como recebi, atempadamente, a "caixinha mágica", pude assistir a mais um espectáculo do meu filho, sem necessidade de uma longa viagem até aos Estados Unidos.


Este espectáculo foi um êxito, conforme notícia publicada em 2 de Junho, que pode ser lida aqui. Naturalmente que, ao constatarem o êxito do formato criado por HELDER GUIMARÃES, diversos mágicos, em várias partes do mundo, copiaram o mesmo. Um dos que o fez foi LUÍS DE MATOS e disso é dado conta neste post de NOV@M@GI@.


O êxito das "sessões normais" do espectáculo THE PRESENT, que tinham uma audiência limitada a 25 lares, conduziu a uma sessão extraordinária final com 6250 lares ligados! A notícia completa pode ser lida aqui.


A Associação Portuguesa de Ilusionismo esteve atenta a este êxito de HELDER GUIMARÃES e galardoou-o com o Troféu API 2020, o qual se foi juntar a idêntico galardão ganho em 2006.


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo (via Zoom) THE PRESENT.
Nota de sinal + : O Troféu API 2020 atribuído a HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : O falecimento de JOFERK.


sábado, 10 de dezembro de 2022

2019 - ANO QUARENTA E SETE





INVISIBLE TANGO

Em 7 de Maio estreou em Los Angeles (GEFFEN PLAYHOUSE) um novo espectáculo de HELDER GUIMARÃES com o título Invisible Tango. Naturalmente que me desloquei a Los Angeles para poder assistir a mais uma criação do HELDER.



Poderia tecer os maiores elogios a esta criação do HELDER GUIMARÃES, mas prefiro deixar aqui a opinião do crítico do periódico Los Angeles Times.



OPEN HOUSE PORTO 2019

Este ano, o Clube Fenianos Portuenses aderiu, novamente, a esta iniciativa e, consequentemente, o CIF (Clube Ilusionista Fenianos) esteve envolvido na mesma. Embora não tivesse repetido todos os erros do ano anterior, mantiveram-se alguns. Disso mesmo dou conta neste texto.




SECRET LANGUAGE - VOL.1

Este foi o título escolhido por HELDER GUIMARÃES para o livro que publicou para partilhar as suas ideias mágicas com a restante comunidade. É seguramente um livro que ficará como referência da magia desenvolvida e criada pelo seu autor. E o facto do nome incluir "VOL.1" dá-me a esperança de, pelo menos, ver a publicação de um "VOL.2"


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo INVISIBLE TANGO de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal + : A publicação de SECRET LANGUAGE - Vol.1.
Nota de sinal - : O CIF na OPEN HOUSE PORTO.

sábado, 3 de dezembro de 2022

2018 - ANO QUARENTA E SEIS



PONTO DE FUGA

Em 2018, HELDER GUIMARÃES voltou a Portugal para protagonizar mais um espectáculo escrito pelo próprio: PONTO DE FUGA. O espectáculo estreou no Casino Estoril em 31 de Maio e teve um breve digressão que incluiu Leiria, Estarreja, Tróia e Porto.

Para promoção deste espectáculo HELDER esteve nas Manhãs da Rádio Comercial e a respectiva intervenção pode ser vista aqui.

A divulgação do espectáculo PONTO DE FUGA apareceu em alguns órgãos da imprensa escrita, de que é exemplo esta publicação no Jornal de Notícias.


Também a RTP Notícias se referiu à presença de HELDER em Portugal nos moldes que podem ser vistos aqui.



OCEAN'S 8

Em 21 de Junho estreou nas salas de cinema de Portugal este filme, o qual teve a particularidade de contar com HELDER GUIMARÃES como "magic consultant". A isso foi dado o devido destaque na notícia "Ocean's 8" teve mão (e magia) de um português.


OPEN HOUSE PORTO

Neste evento (cuja programação geral pode ser vista aqui) estava incluída uma visita ao Clube Fenianos Portuenses, constando no respectivo roteiro um apartado intitulado "SECÇÃO E MUSEU DE MAGIA: A história do ilusionismo no Porto e o CIF". Naturalmente que tal me suscitou interesse e realizei a visita. As impressões colhidas na mesma deixaram-me triste e desiludido e ficaram expressas neste post de NOV@M@GI@.



MAGIA NO HARD ROCK CAFE PORTO

A programação de magia num espaço como o Hard Rock Cafe, por si só, teria que atrair a minha atenção. Se a isso acrescentar que nunca ouvira falar do nome do mágico que aí iria actuar (MOISÉS MAGIC), que a programação estava anunciada para se repetir todos os domingos e que, pela espreitadela que dei na página Facebook do citado mágico, fiquei ciente do envolvimento de VICTOR VALENTE e TONY KLAUF na assessoria mágica ao espectáculo do MOISÉS MAGIC, é fácil concluir que foi com uma elevada expectativa que, em 7 de Outubro, me desloquei ao Hard Rock Cafe. 

E qual foi o resultado? Desilusão total. O espectáculo foi um fiasco completo e, a corroborar isso mesmo, não voltou a repetir-se no Hard Rock Cafe. Ainda hoje me questiono como é que duas pessoas que reputo de muito conhecedoras no que concerne a Magia e a espectáculo se deixaram "embarcar" naquele projecto.

Pergunto a mim mesmo se, caso aquela abertura do Hard Rock Cafe para programar actuações de Ilusionismo tivesse sido bem aproveitada, não poderíamos ter, nos dias de hoje, um espaço no centro do Porto com presença regular de Magia.

Normalmente, quando um mau músico faz um mau trabalho num local que o acolhe, esse músico não volta a ser contratado, mas outros músicos não deixam de o ser. Infelizmente, no Ilusionismo, regra geral, quando um mágico faz um mau trabalho, todos os restantes mágicos deixam de ser contratados, pois é o Ilusionismo que é abolido da respectiva programação.


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo PONTO DE FUGA de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : O CIF na OPEN HOUSE PORTO.
Nota de sinal - : O péssimo trabalho do MOISÉS MAGIC no Hard Rock Cafe.

sábado, 26 de novembro de 2022

2017 - ANO QUARENTA E CINCO



RETRATO CLANDESTINO

Este foi o nome do espectáculo escrito e protagonizado por HELDER GUIMARÃES que, em 9 de Fevereiro,  estreou em Lisboa (Teatro do Bairro). A temporada na capital decorreu até 19 de Fevereiro e, em seguida, o espectáculo veio para o Teatro do Bolhão, no Porto.

Para divulgação deste espectáculo o HELDER esteve presente, em 31 de Janeiro, nas programa Manhãs da Radio Comercial e a respectiva intervenção pode ser vista aqui. E como os apresentadores do programa ficaram "de olhos em bico" quiseram ver, novamente, um Campeão Mundial de Magia em acção. Por isso HELDER voltou ao programa em 15 de Fevereiro e esta sua segunda intervenção pode ser vista aqui.

Esta presença de HELDER GUIMARÃES em Portugal com o espectáculo Retrato Clandestino também mereceu uma entrevista no DN (ver aqui) e outra na RTP (ver aqui).



O FALECIMENTO DE JODIVIL

Em 26 de Abril faleceu, em Lisboa, José Dias Vilhena, que, artisticamente, era conhecido como JODIVIL. Tive o prazer de desfrutar da sua companhia nos inúmeros congressos e festivais mágicos em que participamos, onde se criou uma amizade que se manteve apesar da distância geográfica. Pouco antes do seu falecimento tive oportunidade de adquirir o valioso acervo mágico que ele reunira durante a sua vida. Decorridos cinco anos sobre a sua morte, escrevi um texto que pode ser lido aqui.



CONGRESO MÁGICO NACIONAL - MANRESA 2017

Estive presente neste congresso espanhol onde sobressaíram as conferências de DANI DAORTIZ, JOHN CARNEY e GABI PARERAS. Também relembro as actuações de LUÍS OLMEDO, MIGUEL AJO e JOHN CARNEY (em Close-up) e SERGI BUKA (em palco). E também recordo a bonita exposição de aparatos mágicos patente no Casino de Manresa. 



No regresso de Manresa, tive a oportunidade de estar algum tempo em Barcelona e aproveitei para visitar o meu amigo JOAN FONT.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O espectáculo RETRATO CLANDESTINO de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : O falecimento de JODIVIL.

domingo, 20 de novembro de 2022

2016 - ANO QUARENTA E QUATRO (Parte 2)



CONGRESSO NACIONAL DE ESPANHA

Em Junho desloquei-me a Granada para assistir a este congresso, para o qual o HELDER tinha sido convidado, não só para apresentar uma conferência, mas também para realizar uma gala unipessoal, à qual deu o nome HELDER GUIMARÃES "SOLO".


Além do HELDER destacaria a presença do mago brasileiro RICARDO HARADA com uma excelente actuação inspirada no pintor surrealista René Magritte e uma não menos interessante conferência, em que o clássico efeito "Cone e bola" foi muito bem escalpelizado.



HELDER GUIMARÃES NO DN... E NÃO SÓ!

Em 20 de Janeiro foi publicada no Diário de Notícias uma entrevista com o HELDER, a qual pode ser lida aqui. Na noite anterior havia sido entrevistado pelo Rui Unas no Programa "5 PARA A MEIA-NOITE", que pode ser visto aqui.


UMA ABORDAGEM INSÓLITA

Em 5 de maio recebi (via Facebook) uma mensagem de um jovem mágico com o seguinte conteúdo:


Naturalmente que respondi que deveria contactar directamente o HELDER (Nota: o pai só mete cunha ao filho para obter bilhetes grátis para uso pessoal...), mas fiquei a matutar nesta abordagem. E a lembrar-me que, no meu tempo, ninguém tinha lata para abordar, por exemplo, um SAIUR ou um JOFERK com este tipo de proposta...

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : A experiência BORROWED TIME de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal + : Ver o espectáculo VERSO em duas línguas.
Nota de sinal + : O espectáculo "AN EVENING WITH RICKY JAY"
Nota de sinal + : Os espectáculos de MAC KING e PENN & TELLER
Nota de sinal - : A lata de alguma malta nova.


sábado, 19 de novembro de 2022

2016 - ANO QUARENTA E QUATRO (Parte 1)



BORROWED TIME EM LOS ANGELES...

Em Março deste ano viajei para os Estados Unidos para poder assistir ao um novo espectáculo do HELDER GUIMARÃES. Mas não se tratava de mais um espectáculo nos moldes convencionais... Tratava-se de BORROWED TIME, uma experiência mágica que incluía só saber o endereço do local do evento com um par de horas de antecedência e em que a chegada a tal endereço reservava a surpresa de encontrarmos uma típica "loja de conveniência", fazendo duvidar se tal seria efectivamente o local do espectáculo.

A entrada por uma "porta secreta", seguida da tentativa de descoberta de respostas para as perguntas que nos eram colocadas durante o tempo de espera numa "sala-museu de objectos insólitos" criava o ambiente de arranque para um espectáculo inolvidável para as 25 pessoas que se sentavam à volta de uma mesa circular onde, durante mais de uma hora, o HELDER nos deliciava com "verdadeiros milagres" criados pela sua enorme habilidade de mãos conjugada com a sua, também enorme, capacidade de nos contar histórias cativantes.



... E OUTROS ESPECTÁCULOS MÁGICOS EM LAS VEGAS

Aproveitando a estadia em Los Angeles, dei um saltinho a Las Vegas, onde aproveitei para ver os espectáculos mágicos de DAVID COPPERFIELD, PENN & TELLER e MAC KING. E claro que também assisti ao não mesmo mágico espectáculo do CIRQUE DE SOLEIL. Foi uma estado curta e muito bem aproveitada. A parte menos agradável desta estadia foi o facto da "bolinha mágica" da roleta insistir em parar em números diferentes do que eu escolhia... Achei por bem não insistir!



VERSO NO PORTO E EM NOVA IORQUE

Em Janeiro já eu tinha podido assistir a um espectáculo do HELDER no Porto. E mesmo, antes do HELDER chegar ao Porto eu já tinha conseguido tirar uma fotografia da família reunida numa das ruas da baixa portuense. É a chamada magia do outdoor... E claro que também fui assistir a uma das sessões realizadas em Lisboa (Teatro da Trindade).

No final de Novembro viajei para Nova Iorque para assistir à "versão americana" do mesmo espectáculo, aproveitando, também, para passar o dia do meu aniversário com o meu filho. E ele surpreendeu-me com uma prenda inesperada: bilhetes para assistir ao espectáculo AN EVENING WITH RICKY JAY. 

Amanhã haverá novo post com mais memórias de 2016.

sábado, 12 de novembro de 2022

2015 - ANO QUARENTA E TRÊS



THE FISM BOOK...

2015 foi ano de FISM, a qual se realizou em Itália (Rimini). Não estive presente, mas, ao saber que a organização promovera a edição de um livro com a história da FISM, envidei todos os meus esforços no sentido de o adquirir.

Obviamente que, ao receber o livro, a minha primeira leitura levou-me para a FISM 2006 (Estocolmo), na qual o HELDER GUIMARÃES se sagrara CAMPEÃO MUNDIAL DE MAGIA na disciplina CARD MAGIC, na expectativa de ver como o meu filho aí estava referido. Foi, portanto, com algum desagrado que vi a página seguinte, pois, estando o texto aí apresentado correcto, foi sonegada a presença da fotografia do HELDER.


Ao contrário das outras modalidades de concurso em que a imagem publicada corresponde ao primeiro classificado da respectiva disciplina, incompreensivelmente, junto do nome HELDER GUIMARÃES vem publicada a fotografia de MICKAEL ROSS ET BETHY, que haviam ganho (ex aequo com CESARAL MAGIC) o prémio Inventions Stage. Ora este lamentável engano (terá mesmo sido?...) é totalmente incompreensível, pois a fotografia publicada tem impresso o nome da dupla artística supracitada. Como diria o saudoso Fernando Pessa: "E esta, hein?!".


Este mesmo livro permitiu-me confirmar que MARTINS OLIVEIRA tinha sido convidado para realizar uma conferência na FISM realizada em Barcelona em 1950.


...E OUTRAS PUBLICAÇÕES

Em 2015 HELDER GUIMARÃES publicou mais alguns livrinhos destinados a apoiar algumas conferências que proferiu. Seguidamente publico as imagens das respectivas capas.



NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : A monografia CRESCENDO de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : O erro crasso em "FISM - THE BOOK".

sábado, 5 de novembro de 2022

2014 - ANO QUARENTA E DOIS



UMA BUSCA MÁGICA POR UMA COINCIDÊNCIA

Este foi o título escolhido por HELDER GUIMARÃES para a sua intervenção como TED Speaker no evento TED 2014. Nunca é demais referir que HELDER foi o segundo português a ser convidado para participar na principal conferência TED. O primeiro tinha sido o neurocientista António Damásio, como bem refere a notícia da revista Sábado que, seguidamente, reproduzo.

A intervenção do HELDER GUIMARÃES na conferência TED 2014 pode ser vista aqui.


"E AQUELES QUE POR OBRAS VALEROSAS SE VÃO DA LEI DA MORTE LIBERTANDO..."

Este foi o título do artigo que, a pedido de RUI FERNANDES, escrevi para a revista da Associação Portuguesa de Ilusionismo (Magicamente) que homenageava o Dr. JORGE TEIXEIRA, o qual falecera recentemente. Segundo informação do RUI FERNANDES esse artigo foi publicado na edição de JUNHO de tal revista. Obviamente que acredito na informação do RUI FERNANDES, mas não seria lógico que, tendo eu colaborado na revista, a API tivesse tido a gentileza de me oferecer um exemplar? Entretanto quem estiver interessado poderá ler tal artigo aqui.


E, DE NOVO, O HELDER EM JAPONÊS

Em 2013 foi publicada a versão japonesa do livro REFLECTIONS de HELDER GUIMARÃES e, naturalmente, o título foi... aquele que se pode ler na imagem seguinte!


E claro que, mais uma vez, fui participante do ENCUENTRO MÁGICO DE LA BARRANCA.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : A participação de HELDER GUIMARÃES na TED.
Nota de sinal - : O falecimento de JORGE TEIXEIRA.


sábado, 29 de outubro de 2022

2013 - ANO QUARENTA E UM

 


NOTHING TO HIDE EM NOVA IORQUE

Face ao sucesso do espectáculo NOTHING TO HIDE em Los Angeles era mais do que expectável que o mesmo viesse a ter uma temporada em Nova Iorque. Foi isso que aconteceu, o que me levou a realizar uma deslocação à "cidade que nunca dorme" para, mais uma vez, poder apreciar tão excelente espectáculo mágico. Também a imprensa em Portugal fez eco das críticas elogiosas a tal espectáculo.

Naturalmente que o êxito de NOTHING TO HIDE não passou despercebido no âmbito da comunidade mágica. Por isso mesmo a revista MAGIC dedicou a capa da sua edição de Julho à dupla HELDER & DEREK, protagonistas de NOTHING TO HIDE.



LUÍS DE MATOS, CANDIDATO A ASTRONAUTA


Em Fevereiro fui surpreendido com a notícia que LUÍS DE MATOS se tinha candidatado a astronauta. Disso mesmo dava conta o próprio numa publicação no Facebook, que aqui se reproduz. Tanto quanto é do meu conhecimento, tal objectivo não chegou a concretizar-se, embora, na minha opinião, por vezes LUÍS DE MATOS parece "andar nas nuvens" relativamente à realidade da magia em Portugal.



HELDER GUIMARÃES EM FRANCÊS E... JAPONÊS!

Em 2013 foi publicada a versão francesa do livro REFLECTIONS de HELDER GUIMARÃES e, naturalmente, o título foi RÉFLEXIONS. 

Também os mágicos japoneses puderam ter um acesso alargado à magia de HELDER GUIMARÃES pois os seus dois DVD também foram editados em japonês.


LA BARRANCA e JOHN CALVERT

Em Junho participei, uma vez mais, nos ENCUENTROS DE LA BARRANCA.

Em 27 de Setembro faleceu, com 102 anos, JOHN CALVERT , em cujo espectáculo participei, conforme consta dum anterior post deste blogue. O respectivo obituário, publicado pelo Los Angeles Times, pode ser lido aqui.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O excelente espectáculo NOTHING TO HIDE em NY.
Nota de sinal + : A divulgação da magia de HELDER GUIMARÃES em francês e japonês.
Nota de sinal - : O falecimento de JOHN CALVERT.