CONDE D'AGUILAR
Faleceu a 12 de Fevereiro deste ano, com 79 anos, aquele que é, muito provavelmente, o nome do mais conhecido ilusionista para o público português de meados do século XX.
CONDE D'AGUILAR teve uma carreira internacional, tendo, inclusive, trabalhado para elementos da realeza em alguns países, de acordo com a respectiva biografia publicada no "Dicionário do Ilusionismo em Portugal".
Alguns anos antes do seu passamento, tive oportunidade de o conhecer pessoalmente. Aconteceu na "Fogueira das Meias" (estabelecimento comercial de JOFERK, que era, por excelência, o ponto de encontro de mágicos que passavam pelo Porto) e pude constatar que, apesar de já estar no ocaso da carreira, continuava a manter o porte nobiliárquico que, de certa forma, justificava o uso do nome artístico CONDE D'AGUILAR.
Aqui podem ser vistas as referências que lhe foram feitas no programa da Semana Internacional de la Magia y la Ilusión, organizada em Salta (Argentina) pelo Círculo Mágico Argentino, onde esteve como convidado.
Em 1954, teve uma presença regular semanal nos ecrãs da RTP com um programa em que explicava truques de ilusionismo, provocando reacções adversas de muitos mágicos profissionais e amadores. Esses truques foram, posteriormente, publicados num livrinho editado pelo patrocinador do programa.
"Estúdio 4" foi o nome de um programa das tardes da RTP 1 transmitido em directo e produzido nos Estúdios do Lumiar (Lisboa). Estive presente para uma primeira intervenção em 15 de Abril. Como, em cada semana, a produção adoptava um tema distinto para as perguntas dos concursos incluídos no programa, aproveitei para lhes sugerir que dedicassem uma semana ao Ilusionismo. A sugestão começou por ser aceite e pareceu-me que iria haver uma "Semana do Ilusionismo". Posteriormente houve um ligeiro desvio da perspectiva inicial e baptizaram a semana que decorreu de 4 a 8 de Julho como "Semana da Fantasia". Mesmo assim algumas perguntas sobre Ilusionismo que alvitrei foram integradas nos concursos e eu estive presente nos programas emitidos em 4, 6 e 8 de Julho. Seguidamente aqui deixo um video com duas dessas actuações "recuperadas" a partir das velhinhas gravações Betamax.
Quem também teve oportunidade de assistir a estas minhas actuações foi o MANOLO, que, nessa altura, já tinha emigrado da Venezuela para Portugal. No entanto só viria a conhecê-lo pessoalmente no final deste ano, quando ele apareceu no CIF.
No Verão voltei a integrar o staff de animação de cruzeiros a bordo do navio DMITRIY SHOSTAKOVICH.
Participei na Convenção API-88 que, face à parceria estabelecida com a Câmara Municipal da Amadora para a realização do "1º Festival de Magia da Amadora", conseguiu arcaboiço orçamental para contratar PEPE CARROLL, AURELIO PAVIATTO e PEPE DOMINGUEZ.
O Dr. Jorge Cabral Araújo publicou o livro "Histórias de Mágicos" no qual reuniu algumas histórias mais ou menos picarescas de vários mágicos. Entre elas está uma história que aconteceu comigo.
NOTAS DE RODAPÉ
Sem comentários:
Enviar um comentário