domingo, 29 de maio de 2022

1991 - ANO DEZANOVE (Parte 2)

 


MAIS UM NAVIO PARA A "COLECÇÃO"...

Durante este ano voltei a integrar a animação de cruzeiros. E fi-lo em dois navios distintos (fretados por empresas diferentes). Assim, a par do meu já conhecido DMITRIY SHOSTAKOVICH (Agência Abreu), também "fiz uma perninha" a bordo do navio VASCO DA GAMA (Arcália Shipping).

...E MAIS UM FESTIVAL DA FIGUEIRA DA FOZ

Neste festival estive presente como convidado (actuei na Gala de Close-up) e tive oportunidade de conhecer pessoalmente ANTÓNIO FERRAGUT, um excelente pensador de Magia, com uma grande capacidade de análise dos pormenores capazes de transformar um truque numa verdadeira jóia mágica. Também foi excelente beber os ensinamentos transmitidos pelo incomparável GAETAN BLOOM.




Foi também este o ano em que DICK MARVEL organizou, em Espinho, o 1º SEMINÁRIO PORTUGUÊS DE ILUSIONISMO / 2º FESTIVAL DE MAGIA DE RUA, o qual teve como principais convidados FANTASIO, PIERRE EDERNAC e RON MacMILLAN. Além destes "nomes sonantes" também esteve, como convidado, o HELDER.

A MAGIA DA MATEMÁTICA

Relembro o que escrevi num dos primeiros posts deste blogue, a propósito da actuação improvisada de JOFERK no convívio realizado após o primeiro espectáculo em que partilhámos o palco.

"O que aí presenciei em cartomagia nada tinha a ver com a maioria dos truques de cartas (enfadonhos, devo referir) que, até essa altura, se haviam cruzado comigo nas minhas leituras mágicas." (sic)

Esses truques de cartas que apelidei de "enfadonhos" eram truques baseados em princípios matemáticos que envolviam muitas contagens. O que eu ainda não tinha descoberto era que aquilo que os tornava "enfadonhos" não eram os princípios matemáticos envolvidos, mas a apresentação que era adoptada. 

Essa "epifania" aconteceu em Novembro deste ano quando adquiri o livro "Matemática, Magia e Mistério" da autoria de Martin Gardner. A partir da respectiva leitura abriu-se, na cartomagia, um "novo mundo" para mim e o truques de base matemática passaram a merecer a mesma atenção que os restantes.

Por último quero deixar a nota do falecimento de ALBERT GOSHMAN, um dos mágicos especialistas em close-up mais impactantes que alguma vez tive oportunidade de ver actuar ao vivo.

NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : Ter tido na mão a "Lâmpada voadora" de HARRY BLACKSTONE Jr..
Nota de sinal + : Ter descoberto a verdadeira Magia da Matemática.
Nota de sinal - : O falecimento de GOSHMAN.

Sem comentários: