sábado, 25 de junho de 2022

1995 - ANO VINTE E TRÊS (Parte 1)


FESTIVAIS, ENCONTROS e CONVENÇÃO

No início de Fevereiro participei no habitual Festival S. João Bosco organizado pelo CIF como actuante na Gala de Close-up (na qual tive a companhia do HELDER) e como conferencista. A conferência, que denominei "A LÓGICA MÁGICA", deu lugar à publicação das correspondentes notas de conferência.

Esta foi uma publicação autónoma que marcou o início de uma fase pessoal de produção literária bastante regular, pois, tendo o CIF retomado, em Janeiro, a publicação da sua FOLHA MÁGICA, passei a escrever, mensalmente, para a mesma, artigos técnicos, reportagens e artigos de opinião. Entre as diversas colaborações que escrevi ao longo do ano destaco o artigo "Rotina Chop Cup de Paul Daniels"(publicado na edição de Junho) e o longo artigo "Falando de... Cartas de Jogar" (que foi dividido em três partes publicadas nas edições de Julho, Agosto e Setembro)

Entre 3 e 5 de Março, participei nos ENCONTROS MÁGICOS DE SINTRA e a reportagem que escrevi pode ser lida na FOLHA MÁGICA do CIF de Março de 1995. Destaco a presença, nos encontros deste ano, de três espanhóis: ANTÓNIO FERRAGUT, MIGUEL GÓMEZ e ARMANDO GÓMEZ. 

No final de Maio teve lugar a CONVENÇÃO API (que integrou o VIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE ILUSIONISMO DA AMADORA), na qual estive como convidado, actuando na Gala de Close-up, onde partilhei "palco" com o HELDER. Os convidados MIGUEL GÓMEZ, OTTO WESSELEY, JAMES DIMMARE e THE PENDRAGONS fizeram as delícias da audiência.

No início de Outubro aconteceu mais um MAGICVALONGO, ao qual assisti tendo o HELDER sido convidado. Os convidados ROCCO, ENRIC MAGOO, CH'APEAU e TONY CACHADIÑA merecem destaque como actuantes. As conferências de TONY CACHADIÑA e ROCCO foram muito interessantes. Nesta última prestei a minha desinteressada colaboração como tradutor.

E para culminar um ano repleto de bons eventos mágicos tivemos, no início de Novembro o ESTORILMÁGICO-CASCAIS 95 que verdadeiramente "arrasou a concorrência" com um lote de convidados que incluiu ISORA y GAVILONGO, ALPHA, VICTOR VOITKO, NETCHEPORENKO, JORGOS, JOAQUIN AYALA & LILIA, JOHN BANNON, ROBERTO GIOBBI e ROGER KLAUSE. As conferências destes três últimos foram excelentes e, a partir daqui, passei a dar mais atenção às criações mágicas de JOHN BANNON. Neste evento estive como concorrente em Magia de Close-up, não obtendo prémio. Por seu turno o HELDER obteve o 1º Prémio na categoria de Magia Juvenil.

Amanhã haverá novo post com memórias deste ano.


Sem comentários: