ARRANQUE DE MAIS FESTIVAIS
Não tendo estado presente em nenhum deles, acho importante registar que 1992 foi o ano de arranque do "MAGICVALONGO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ILUSIONISMO" (em Abril) e do "FESTIVAL INTERNACIONAL DE MAGIA DE COIMBRA" (em Julho). Enquanto o primeiro teve, a partir daí, programação todos os anos e, portanto, completou, em 2021, a sua 30ª edição, o segundo sofreu um hiato de seis anos e a sua 2ª edição (rebaptizada como ENCONTROS MÁGICOS) só viria a realizar-se em 1998.
Por isso, não se percebe como, mais recentemente, as comunicações de imprensa se referem aos ENCONTROS MÁGICOS DE COIMBRA como o mais antigo dos festivais mágicos portugueses. Nesta caso não é "basta fazer as contas" (como alguém disse...), mas sim "basta olhar para as datas".
Numa coisa são ambos os festivais semelhantes: a mudança de organizadores entre a primeira e segunda edições do evento. No caso do MAGICVALONGO desapareceu da organização o "CIF - Clube Ilusionista Fenianos" e apareceu, em sua substituição, uma Comissão Organizadora constituída por sócios do CIF. No caso dos ENCONTROS MÁGICOS, a organização passou a ser da responsabilidade de LUÍS DE MATOS, até porque, lamentavelmente, HORTINY já não estava entre nós.
Entretanto DICK MARVEL organizou o 2º SEMINÁRIO PORTUGUÊS DE ILUSIONISMO / 3º FESTIVAL DE MAGIA DE RUA, que teve como convidado uma estrela mundial da Magia: o britânico PAUL DANIELS. Foi excelente poder vê-lo actuar ao vivo. E claro que fui solicitado a servir de seu intérprete.
Também a Convenção API-92 proporcionou excelentes momentos de Magia, protagonizados por TOPAS, FINN JON, JEAN PHLIPPE, TONY CLARK, VITO LUPO e ARMANDO GOMEZ.
NO PAPEL DE GHOST-WRITER
Nunca me imaginei no papel de "escritor-fantasma", mas isso acabou por suceder por força dum pedido do meu cunhado UL-DE-KAR, a que não podia dar uma "nega".
Na altura ele trabalhava como técnico na RANK XEROX e o seu envolvimento no Ilusionismo era conhecido de todos os colegas. Por isso quando começou a ser publicada "O XEROGRÁFICO" (revista interna da empresa destinada aos colaboradores), logo o abordaram para que nela prestasse colaboração, escrevendo sobre Ilusionismo. E ele, como é um bocadinho avesso à escrita, tratou de me "cravar" para esse trabalho.
Foi assim que, a partir do nº 3 da revista (publicada em Maio deste ano), passou a existir uma secção designada "O XEROMÁGICO" assinada por UL-DE-KAR, mas, na realidade, escrita por JOMAGUY. Esta colaboração iria durar até Outubro de 1993.
DE NOVO NO FUNCHAL E MAIS
Nas férias deste ano voltei a integrar o staff de animação do navio FUNCHAL, desta vez num cruzeiro realizado, maioritariamente, com passageiros portugueses.
Em 16 de Setembro foi emitido, na RTP 1, o primeiro programa "ISTO É MAGIA" da autoria de LUÍS DE MATOS (pode ser visto aqui). Esta primeira série de "ISTO É MAGIA" teve, como convidados, vários ilusionistas portugueses. Curiosamente (ou talvez não...) LUÍS DE MATOS não convidou os dois mágicos portugueses que tinham experiência recente e mais assídua de "enfrentar as câmaras".
Foi criado, por MAIK MAGIC, o CLUBE MÁGICO PORTUGUÊS.
NOTAS DE RODAPÉ
Sem comentários:
Enviar um comentário