sábado, 3 de setembro de 2022

2005 - ANO TRINTA E TRÊS





LIVROS

Este ano fica marcado pela publicação, em português, do primeiro livro de HELDER GUIMARÃES. O seu lançamento foi feito na conferência que o HELDER realizou em 19 de Novembro durante as comemorações do aniversário da Associação Portuguesa de Ilusionismo. Posteriormente tal livro viria a ser traduzido para espanhol, inglês, francês e japonês.


Um outro livro publicado neste ano foi CARTOMAGIA DE ARTESANIA (Volumen II) do meu amigo espanhol JOAN FONT I PONS, o qual inclui a descrição de um truque de minha autoria.



EVENTOS MÁGICOS DIVERSOS...

De 23 a 26 de Junho assisti ao Congresso Nacional de Espanha, que se realizou em Barakaldo. Sobre este congresso fiz uma reportagem que foi publicada na revista MAGICAMENTE (API) de Novembro 2005, a qual pode ser lida aqui.

Antes disso, em Março, tinha participado nos Encontros Mágicos de Sintra que se realizaram na Covilhã.

Em Novembro estive presente no RON MACMILLAN MAGIC CONVENTION, acompanhando o Helder que participou na 22nd International Magic Competition. Nesta competição o HELDER não obteve qualquer prémio, apesar de, na minha opinião, o merecer. Acho que foi prejudicado pelo lugar que lhe calhou no alinhamento dos concorrentes, pois o HELDER foi o penúltimo de 18 concorrentes e o júri já estava manifestamente cansado quando apreciou a sua actuação.



... E O MAGICVALONGO

Em Setembro assisti ao MAGICVALONGO. E naturalmente que aqui o meu destaque vai para o one man show de ROBERTO GIOBBI, um formato pouco usual nos festivais mágicos portugueses. A conferência deste artista também merece uma referência especial, tal como as conferências de MIGUEL ANGEL GEA e MAGO MIGUE. Em palco o meu destaque vai para a actuação de MIRKO CALLACI.

Mas nenhumas desta memórias é tão forte como o episódio que presenciei e que, seguidamente irei relatar.

No domingo 25 de Setembro, após terminar o almoço de convívio do MAGICVALONGO, a maioria dos participantes rumou a casa. No entanto, alguns permaneceram nas redondezas do Fórum Cultural de Ermesinde com a intenção de assistirem à "Magia no Parque" programada para as 18 horas. Eu fui um desses resistentes para quem nunca há magia a mais...

Sentei-me na esplanada do café/restaurante existente ao lado do Fórum, contemplando a verdura do Parque Urbano Dr. Fernando Melo. Comigo, além da Fátima, estavam o MANOLO e a Glória. E também se nos juntaram, ocupando a mesa ao lado, o HELDER GUIMARÃES, o RICARDO PEREIRA e o MÁRIO DANIEL e, provavelmente, mais algum mágico cuja presença já não recordo. Claro que os três jovens estavam com cartas nas mãos, ensaiando algo em concreto ou, pura e simplesmente, exercitando a destreza digital.

A certa altura, entre a troca de ideias que ali se estabeleceu, o MÁRIO DANIEL executou uma técnica com a qual disse ter muito êxito nas suas actuações de close-up (Nota: a técnica em causa é "The Throw Change" explicada por BILL MALONE no DVD "ON THE LOOSE - Vol. 2", no âmbito da rotina "Favorite Opener") e perguntou a opinião sobre a mesma. 

O HELDER GUIMARÃES não teve qualquer rebuço em manifestar que tal técnica não se enquadrava nos padrões de naturalidade que recomendassem a respectiva utilização. Ora o MÁRIO DANIEL não conseguiu perceber que a opinião sincera do HELDER GUIMARÃES tinha total validade no quadro de toda a teoria que nos foi exposta pelo mestre ARTURO DE ASCANIO. Por isso resolveu "arrumar para canto" o HELDER GUIMARÃES e, virando-se para este, proferiu a seguinte "pérola":

- Olha que esta técnica é do BILL MALONE... E o BILL MALONE está onde está!... E tu onde é que estás?!?!?

Claro que, naquele momento, ficou um "silêncio frio" entre os presentes, até porque o HELDER nada respondeu a tal provocação gratuita... 

Pois é, naquele momento, o MÁRIO DANIEL ficou sem qualquer resposta... Mas não teve que esperar muito pela verdadeira resposta... Ela foi dada, cerca de 10 meses depois, em ESTOCOLMO, quando o HELDER GUIMARÃES se sagrou CAMPEÃO MUNDIAL DE MAGIA COM CARTAS!


DIVERSOS

Em Abril, fui contratado para uma actuação com uma exigência: teria que fazer a minha intervenção integralmente em francês. Cumpri tal exigência sem qualquer problema. E até me dei ao "luxo" de traduzir para francês o "Poema da corda amarela".

Em 27 de Agosto fui a Coimbra assistir ao descerrar da placa toponímica de uma nova rua com a qual a edilidade decidiu homenagear um mágico. Nascia assim a "Rua José Carlos Gomes Pita (Mágico Hortiny)".

Em 5 de Outubro foi oficialmente inaugurada a ACADEMIA DE ARTES MÁGICAS DA MAIA. Estive presente nesta inauguração em representação do Presidente da API.

Durante o ano fui surpreendido pelo anúncio de um evento mágico a realizar em Lisboa, no Centro Cultural de Belém: THE K CONVENTION. Esta convenção, que apresentava um programa muito ambicioso (como se pode ver pelo programa acima reproduzido) e era fruto da iniciativa de ALEJANDRO KEI, nunca passou do papel...


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : O livro REFLEXOS de HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal - : Anunciar um evento sem ter condições para o levar a cabo.

Sem comentários: