sábado, 17 de setembro de 2022

2007 - ANO TRINTA E CINCO



NOTÍCIAS SÁBADO (Revista do DN e do JN)

Na edição nº 56 desta revista (referente à semana 3 a 9 de Fevereiro de 2007) foi traçado o perfil do Grande Artista HELDER GUIMARÃES.



DIZ QUE É UMA ESPÉCIE DE MAGAZINE

Este era o nome de um programa do quarteto Gato Fedorento, cuja transmissão acontecia na RTP1, ao domingo à noite, a seguir ao Telejornal. Um dos episódios transmitido em Abril teve como convidado o HELDER GUIMARÃES.



POR TERRAS DO TIO SAM

Em Abril acompanhei o Helder na sua primeira deslocação aos Estados Unidos, pois ele havia sido contratado para actuar e conferenciar no HANK LEE'S CAPE COD CONCLAVE. É, portanto, neste congresso que aparecem as primeiras notas de conferência em inglês de HELDER GUIMARÃES designadas LECTURE NOTES 2007.



Aproveitámos a mesma viagem para participar na 37th FECHTER'S FINGER FLICKING FROLIC, uma originalíssima convenção mágica de close-up em que a participação é "by invitation only", na qual ambos actuámos.



No domingo seguinte ao encerramento da FFFF CONVENTION, realizou-se, no mesmo hotel, um outro evento mágico (THE MAUNY CONVENTION) que contratou alguns dos participantes presentes na 4F CONVENTION. Neste contexto, o Helder e eu também actuámos na Gala de Palco de tal convenção. Lembro-me que, nessa mesma gala, também participaram os saudosos VANNI BOSSI e DARYL. A presença deste último "impediu-me" de apresentar (em inglês) o meu "Poema da corda amarela", pois, como referi num anterior post, a minha rotina está alicerçada na rotina publicada no desdobrável "Daryl Rope Routine" e DARYL ia apresentar essa rotina no seu programa.

Antes desta viagem aos Estados Unidos, mais concretamente entre 16 e 18 de Março, tinha participado nos Encontros Mágicos de Sintra, que se realizaram em Tomar.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DE HELDER GUIMARÃES

Como se pode verificar em imagens acima inseridas eu dei apoio ao Helder na tradução para inglês e na ilustração das LECTURE NOTES 2007. Idêntico apoio viria a suceder para a publicação da edição em espanhol das NOTAS DE CONFERENCIA 2007 (que foram publicadas por ocasião do XXVIII Congreso Magico Nacional de Espanha realizado entre 20 e 23 de Setembro) e do livro REFLEJOS.




Durante o ano de 2007 o Helder também participou, como convidado, na JAPAN CUP 2007, evento mágico organizado pela "JCMA / Japan Close up Magicians Association". Por tal motivo as LECTURE NOTES 2007 foram traduzidas para japonês (edição limitada de 100 exemplares) e o meu nome também lá aparece, ao lado duns "simpáticos" caracteres japoneses. 






UM MAIO MÁGICO...

Em Maio estive presente, como convidado, na 23ª Convenção da Associação Portuguesa de Ilusionismo. O Helder também foi convidado, mas, por força de compromissos anteriormente assumidos, teve que limitar a sua intervenção a uma participação gravada. Foi verdadeiramente sui generis eu, no papel de apresentador da Gala de Close-up, apresentar o meu filho em videogravação.


Também foi em Maio que foi publicada a Revista da Associação Portuguesa de Ilusionismo MAGICAMENTE inteiramente dedicada a HELDER - Campeão Mundial de Cartomagia. Esta revista incluiu um artigo de minha autoria, o qual pode ser lido aqui.

E, já que vem a talho de foice, convém lembrar que o HELDER GUIMARÃES é o único mágico português que, até este momento, possui tal título. No entanto o ano de 2007 foi fértil em proporcionar a aparição de um "artistinha" que, passeando-se, em discotecas e similares, a fazer alguns floreados com cartas tentou passar a ideia de ser ele próprio o "tal português campeão mundial de magia com cartas". Como diria o saudoso Fernando Pessa: "E esta, hein?!?!?


... E UM SETEMBRO MÁGICO

Entre 20 e 23 de Setembro estive em Barcelona a assistir ao Congreso Mágico Nacional de Espanha no qual o HELDER GUIMARÃES foi convidado para actuar na Gala Internacional de Cerca e para conferenciar. Além da conferência do Helder, destaco as conferências de JUAN TAMARIZ, MIGUEL GÓMEZ, RICK MERRILL e NICHOLAS EINHORN e a entrevista ao convidado de honra PAUL POTASSY. Nas galas de cerca retenho na memória as intervenções de GABI, MIGUEL GÓMEZ, HELDER GUIMARÃES e RICK MERRILL. Nas galas de palco destaco LOSANDER, DAVID & DANIA, TIMO MARC e PAUL POTASSY.


Mas a memória mais forte desta ida a Barcelona está ligada precisamente à viagem de ida. Como o MANOLO e a Glória também iam assistir ao congresso programámos para os quatro (a Fátima também me acompanhou) uma viagem "baratinha" Ryanair. Mas (surpresa das surpresas!) quando chegamos ao balcão de check-in o MANOLO foi barrado!... E porque é que o MANOLO foi impedido de seguir viagem?... Porque nessa época o MANOLO, apesar de viver em Portugal há vários anos, ainda não tinha decidido requerer a nacionalidade portuguesa. Era, portanto, um cidadão venezuelano com autorização de residência permanente em Portugal. E ele achava que tal autorização permanente de residência servia para viajar na União Europeia, mas a Ryanair exigiu-lhe o passaporte venezuelano, o qual ele deixara caducar!

Convém aqui referir que a viagem fora programada para o dia anterior ao início do congresso, 19 de Setembro. A solução adoptada foi seguirmos a viagem programada nós os três que estávamos legais e o MANOLO iniciar a "odisseia" de viajar de comboio até Barcelona. 

E assim foi. Fizemos uma viagem calma, rumámos ao apartamento que havíamos alugado para cinco pessoas, onde já nos aguardava o RUI MORGADO que viajara a partir de Lisboa, dormimos uma noite tranquila e, no dia seguinte, frescos como alfaces, seguimos para a sede do congresso. A meio da tarde lá apareceu o MANOLO (com ar de "mais morto que vivo") carregando a sua mala e uma bela história para contar. E também decidido a requerer a nacionalidade portuguesa com a máxima brevidade! É caso para dizer: um "NÃO" da Ryanair teve mais força para o convencer a ser (também) português do que todos os argumentos que a Glória e os amigos já tinham alguma vez enunciado. E é claro que, no final do congresso o MANOLO teve que repetir a "odisseia" em sentido inverso!

Regressado de Barcelona estive, no fim-de-semana seguinte, no MAGICVALONGO... e como convidado! LOL... Foi uma piadinha... Na realidade estive como acompanhante de um convidado, o HELDER GUIMARÃES, que actuou e conferenciou. 

Algumas das vezes em que estive presente no MAGICVALONGO, este evento conseguiu surpreender-me... Aconteceu, por exemplo, quando na mesa de honra da abertura oficial houve lugar para dirigentes de sociedades mágicas espanholas e foram "ostensivamente esquecidos" os dirigentes de sociedades mágicas portuguesas... Ou quando houve um cartaz que dava relevo, com pompa e circunstância, à presença de convidados estrangeiros e nada havia de similar relativamente aos convidados portugueses...


Este ano, mais uma vez, o MAGICVALONGO conseguiu surpreender-me. Refiro-me ao cartaz que reproduzo acima... É que ainda hoje dou voltas à cabeça para tentar perceber o critério da escolhas das quatro fotografias que rodeiam a frase "O Festival com os campeões portugueses". Ainda pensei que a recente tentativa do Sporting para fazer crescer o seu pecúlio de títulos de campeão nacional de futebol me ajudasse a ter uma perspectiva do critério usado no cartaz, mas nada feito. Por isso o melhor é deixar de dar voltas à cabeça para não ficar permanentemente estonteado.


QUINTAS DE LEITURA

Em 13 de Dezembro participei neste evento para apresentação do livro ARQUIVO DE NUVENS, a convite da respectiva autora, Marta Bernardes.


NOTAS DE RODAPÉ

Nota de sinal + : Participar e actuar na Convenção FFFF.
Nota de sinal + : A revista MAGICAMENTE dedicada a HELDER GUIMARÃES.
Nota de sinal + : A participação de HELDER GUIMARÃES no programa "Diz que é uma espécie de magazine".
Nota de sinal - : A minha incapacidade de perceber certos critérios.

Sem comentários: