ESTOCOLMO - A FISM DO NOSSO (PORTUGUÊS) CONTENTAMENTO
É inevitável este título pois, no 23º Congresso Mundial FISM, Portugal foi, pela primeira vez, premiado!... E logo em duplicado, pois dois mágicos portugueses obtiveram prémios com as respectivas participações nos concursos:
- - DAVID SOUSA obteve o 2º prémio na categoria Manipulação (parte da sua rotina pode ser vista aqui); e
- - HELDER GUIMARÃES obteve o 1º prémio na categoria de Cartomagia, tendo portanto a legitimidade de usar o título de CAMPEÃO MUNDIAL DE MAGIA COM CARTAS (parte da sua rotina pode ser vista aqui).
Até apetece dizer que, no dia 1 de Agosto de 2006, os astros estavam alinhados no céu de Estocolmo para proporcionar uma FISM inolvidável para o Ilusionismo português.
A consagração de HELDER GUIMARÃES como Campeão Mundial de Magia com Cartas foi logo "prevista" mal saiu a lista dos mágicos seleccionados para a disputa do Grande Prémio de Close-up, pois era o único concorrente apurado em tal modalidade. Essa notícia foi-nos transmitida pelo conjunto de mágicos portugueses que correu para felicitar o Helder quando saímos de uma sala onde tínhamos assistido a uma conferência.
O número três da Revista da Associação Portuguesa de Ilusionismo "Magicamente" (publicada em Outubro de 2006 com o subtítulo "Especial FISM 2006) apresentou uma desenvolvida reportagem do evento na qual colaborei com textos sobre a Gala de Close-Up (que pode ser lido aqui) e sobre a Conferência de Armando Lucero.
Obviamente que a FISM não foi só isto, mas isto é o que mais perdurará na memória de todos os portugueses que lá estiveram e não só.
Nas Galas de Palco destaco as actuações de JOHNNY LONN, KENNY QUINN (que apresentou a rotina com que, em 1949, o seu compatriota VIGO JAHN tinha ganho a FISM), FINN JON, MARKO KARVO, JEROME MURAT, MARC METRAL (ventríloquo), KEVIN JAMES e NORBERT FERRÉ. Também um destaque especial para HELGE THUN no papel de apresentador de uma das galas.
As conferências de ARMANDO LUCERO, BANACHEK, GAETAN BLOOM e GAZZO foram muito interessantes. Igualmente interessantes foram a palestra "Cheating and Gambling" de PAUL WILSON e JASON ENGLAND e a conversa com PAUL POTASSY.
Nos concursos, o Grande Prémio de Close-Up foi atribuído a RICK MERRILL (com a rotina quer pode ser vista aqui) e o Grande Prémio de Palco foi ganho por PILOU (com a rotina que pode ser vista aqui).
Além deles, do DAVID SOUSA e do HELDER GUIMARÃES, destacaria as seguintes prestações: MARTIN EISELE, DAVID STONE e SHAWN FARQUHAR (em Micromagic), KIKO (em Close-up Card), GASTON (em Parlour Magic) e MATHIEU BICH (em Invention).
Também retenho na memória a frase que um mágico português proferiu no calor dos festejos proporcionados pelos prémios obtidos por DAVID SOUSA e HELDER GUIMARÃES. E a frase foi: "Daqui por três anos eu venho cá concorrer!". Ora, nestes quinze anos que passaram, já se realizaram quatro congressos FISM e... "nicles batatóides"!
O FALECIMENTO DE TOMMY WONDER
Esta FISM não teve a presença de TOMMY WONDER, pois já tinha deixado o nosso convívio em 26 de Junho. Por isso, já foi a título póstumo que lhe foi atribuído um mais que merecido galardão: o Theory and Philosophy Award. Como referi no post "1982 - ANO DEZ (Parte 1)" deste blogue, hoje esse troféu é uma das jóias da minha pequena colecção, na qual tem a companhia do troféu Performing Fellowship, que foi atribuído a TOMMY WONDER pela Academy of Magical Arts de Hollywood (Magic Castle).
TOMMY WONDER foi um dos maiores pensadores mágicos que tive a felicidade de conhecer pessoalmente e, na minha memória, têm um lugar especial as recordações dos momentos em que estivemos juntos.
Felizmente existem inúmeras gravações que nos permitem continuar a desfrutar da EXCELENTE MAGIA de TOMYY WONDER. Aqui fica uma delas.
Amanhã haverá novo post com memórias de 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário